Federais recusam pedido de Toronto para descriminalizar posse de drogas
O governo federal negou o pedido de Toronto para descriminalizar a posse de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal, dizendo que “não protege adequadamente a saúde pública e mantém a segurança pública”.
“Isso inclui preocupações com a viabilidade e a capacidade da aplicação da lei para implementar o modelo proposto, a proteção dos jovens e a falta de apoio dos principais participantes, incluindo a Província de Ontário”, disse a Ministra da Saúde Mental e Vícios, Ya'ara Saks.
A decisão de Ottawa veio um dia depois que o governo de Ontário pediu que a cidade desistisse da solicitação, que chamou de “equivocada” e “desastrosa”.
A Ministra da Saúde, Sylvia Jones, e o Procurador Geral da província, Michael Kerzner, indicaram em sua carta à Dra. Eileen de Villa, médica oficial de saúde de Toronto, que a província não apoiará o pedido feito à Health Canada no início de 2022 para uma isenção sob a Lei de Drogas e Substâncias Controladas.
O primeiro-ministro Doug Ford também reiterou que seu governo não apoiaria o pedido em sua carta ao primeiro-ministro Justin Trudeau, na qual ele pediu a Ottawa que pausasse a aprovação de novos locais de fornecimento seguro.
“Como já indicamos à Toronto Public Health, não apoiamos e nunca apoiaremos seu pedido de descriminalização das drogas ilegais”, escreveu Ford. “Por favor, considere esta nossa confirmação formal ao governo federal de que somos 100% contrários à proposta deles.”
RELEMBRE Ontário quer que Toronto desista de pedido 'desastroso' de descriminalização...
Saiba Mais