Image

IRCC planeja retomar sorteios do Express Entry durante a primavera

Imagem não definida

Em uma recente entrevista, o Ministro de Imigração canadense Sean Fraser expressou seu desejo de retornar com os programas de imigração voltados para trabalhadores profissionais que desejam trabalhar e residir permanentemente no país.


Fraser expressou seu desejo durante uma conversa com o ApplyBoard no começo deste mês, quando questionado sobre os problemas enfrentados por estudantes internacionais. Sua ideia é criar novas maneiras para que trabalhadores temporários e estudantes de outros países possam obter a residência permanente.


Uma destas maneiras inclui continuar os sorteios do Express Entry, o sistema utilizado para rankear candidatos com base em suas competências educacionais e profissionais, proficiência em inglês ou francês, entre outras. Candidatos que obtêm altas pontuações no sistema do Express Entry tem, em consequência, uma maior probabilidade de eventualmente ser convidados a submeter uma aplicação de residência permanente ao Governo Canadense. Durante a entrevista, perguntas sobre a categoria Federal High Skilled foram as principais. A categoria inclui candidatos que se inscrevem por programas para profissionais já experientes, como o Federal Skilled Work Program (FSWP), o Canadian Experience Class (CEC) e o Federal Skilled Trades Program (FSTP).


Atrasos no Express Entry


O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) não realiza seleções via FSWP, a maior das categorias do Express Entry, desde dezembro de 2020. A razão pela pausa se dá pelo avanço da pandemia do Covid-19 na época, na qual o Canadá havia fechado suas portas para imigrantes.


Como muitos dos candidatos do FSWP eram de outros países, isso dificultou muito a entrada deles por via desse programa. Além disso, é exigido dos aplicantes um documento de confirmação de residência permanente (o COPR), que já estaria expirado por conta das fronteiras fechadas por tanto tempo.


Algo similar aconteceu para os candidatos do CEC, o que causou uma enorme fila de espera para os imigrantes que desejam a residência permanente. De acordo com dados de março vindos do próprio IRCC, mais de 1.84 milhões de aplicantes estão no processo para entrar legalmente no país.


Há ainda a situação daqueles que possuem uma Post-Graduation Work Permit (PGWP) que está prestes a expirar. A permissão não pode ser renovada, e normalmente a solução é conseguir uma Invitation to Apply (ITA) para, só então, conseguir uma permissão oficial na forma de um Bridging Open Work Permit (BOWP), dando assim a autorização de permanecer no país.


Fraser tranquilizou os trabalhadores nesta situação, e disse que o governo “está procurando outras soluções para não perder estes valiosos talentos”, e que ainda “irão falar muito sobre o assunto nas próximas semanas e meses”.


Atualmente, o Express Entry tem realizado sorteios apenas na cateogira Provincial Nominee Program (PNP), para candidatos que receberam uma nomeação provincial por serem também elegíveis para alguma das categorias do Federal High Skilled. Os sorteios são realizados a cada duas semanas.


Estado atual do IRCC


O processo de aprovação do IRCC está praticamente congelado há algum tempo, com pouquíssimos avanços nos processos de aprovação. Desde o meio do ano passado, os números de aplicações em processamento aumentaram em quase 300 mil. Segue abaixo os números:


  • Entre 15 e 17 de março de 2022: 1,844,424 pessoas
  • 1 de fevereiro de 2022: 1,815,628 pessoas
  • 15 de dezembro de 2021: 1,813,144 pessoas
  • 27 de outubro de 2021: 1,792,404 pessoas
  • 6 de julho de 2021: 1,447,474 pessoas

Porém, as aplicações para CEC e FSWP estão finalmente progredindo, após o longo período de pausa que se deu desde o meio do ano passado. Atualmente, apenas 104.000 processos de pessoas no CEC estão pendentes. A expectativa é de em breve voltar ao tempo médio de processamento, de 6 meses.


E de acordo com um memorando divulgado em janeiro, os sorteios do Express Entry, para categorias como CEC e o FSWP, provavelmente serão retomados até o meio do ano. A pausa se dará até, ao menos, o dia 31 de março. Essa é a data que o IRCC deu para conseguir resolver os problemas com as muitas aplicações.


De acordo com o consultor de imigracao Willian Santos, para pessoas interessadas no sistema do Express Entry como um potencial caminho para alcançar a tão sonhada residência permanente no Canadá, é crucial já ir se preparando para ter um perfil válido no sistema e, na medida do possível, ativamente buscar por maneiras de melhorar a competitividade do mesmo. Sorteios no sistema do Express Entry podem se comportar de forma imprevisível e estar suscetível a eventualmente receber um convite é fundamental.


Saiba Mais
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·