Mulher enfrenta deportação do Canadá por carta de admissão falsa em faculdade; entenda
Uma mulher de Edmonton está enfrentando a deportação do Canadá neste mês depois que uma carta de admissão à faculdade que garantiu sua entrada no país há cinco anos se revelou falsa.
Embora Karamjeet Kaur, 25, tenha provado não saber que a carta era fraudulenta, o Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá determinou que ela seja deportada até 29 de maio.
De acordo com advogados e ativistas, a decisão provavelmente terá implicações para possivelmente centenas de outros estudantes internacionais no Canadá que supostamente receberam cartas de admissão falsas semelhantes do mesmo agente educacional na Índia, uma situação que mostra a falta de responsabilidade das autoridades de fronteira e imigração, segundo os denunciantes.
Kaur, cuja família rural indiana de origem pobre gastou suas economias para que ela pudesse ser a primeira entre eles a estudar e trabalhar no exterior, agora trabalha como supervisora de uma empresa em Edmonton. Ela é casada com um cidadão canadense, frequentemente voluntária, tem uma autorização de trabalho válida até novembro e estava a caminho de se tornar um residente permanente.
Avnish Nanda, do escritório de advocacia Nanda & Company, que assumiu o caso de Kaur, disse que ela é o tipo de pessoa que o Canadá deseja. “Ela contribuiu muito e tem o tipo de compromisso de caráter com este país que queremos em jovens imigrantes”.
Foi somente em 2021, durante a última etapa do pedido de residência permanente de Kaur, que a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá informou a ela que...
Saiba Mais